Por que estudar línguas clássicas? – Harvey Bluedorn

803250285_orig

“Por que estudar línguas clássicas? Resultados de testes indicam que alunos que aprendem uma língua estrangeira têm um entendimento maior das habilidades linguísticas em Inglês. Pesquisas ainda indicam que estudar uma língua estrangeira afia a mente.

As línguas clássicas são provavelmente as línguas estrangeiras mais produtivas para um aluno aprender. Pense no Latim. Para todo lado que olhamos há uma palavra que originalmente veio de palavras latinas. Mais de 60% das palavras em inglês, por exemplo, têm suas raízes no Latim. Nossa língua está tão recheada do Latim que aprendê-lo ajudaria você a entender melhor o Português*. E, caso o aluno uma vez quisesse aprender as línguas românicas – Espanhol, Francês, Italiano e Romeno – conhecer a língua mãe latina seria como ter um ‘ticket de desconto’ para uma viagem mais fácil e mais curta para seu destino. 80% do vocabulário das línguas românicas originaram-se do Latim. (e isso inclui o nosso português!).

Grego também é muito útil. Enquanto o vocabulário legal é todo em Latim, a maior parte dos sufixos e prefixos das palavras científicas e médicas vieram do grego. Saber grego dará ao aluno uma vantagem sobre os outros no quesito terminologia nas profissões relacionadas. Uma vasta parte dos estudos delas é de terminologia.

Por que aprender línguas clássicas? Por séculos, elas foram reconhecidas como parte essencial de uma boa educação. A habilidade de ler literatura escrita em latim e grego é um benefício secundário. O principal benefício são a disciplina mental e a utilidade para todos os outros estudos.”

Se você nunca havia pensado sobre estudar essas línguas, que esse texto te encoraje a pesquisar mais sobre isso e a pensar na possibilidade de aprendê-las e ensiná-las aos seus filhos. Bons estudos! 🙂

Deixo aqui dica de onde aprender essas duas línguas:

|Grego|
Isso é grego – vídeo aulas, textos, links… vasto material. Tudo de graça.
Schola Classica – curso pago de grego. As aulas são ministradas em grego desde o início. Material utilizado ATHÉNAZE. Pretende-se dar ao aluno vocabulário para ler em grego, sem precisar morar no dicionário.

|Latim|
Instituto Angelicum – cursos pagos e gratuitos, incluindo latim para crianças.
Schola Classica – oferece curso em vídeos e áudios. As aulas são em latim, utilizam o livro Familia Romana e pretendem dar ao aluno vocabulário para ler em latim, sem precisar morar no dicionário.
Latim para principiantes – professor Alex Marcelo, em seu canal no youtube, oferece aulas gratuitas.
Minimus – Curso de latim com textos apresentados no estilo história em quadrinhos. Ilustrações coloridas, fotos e a apresentação de mitos, lendas e informações históricas acrescentam um aspecto cultural ao aprendizado da gramática e do vocabulário latinos, contribuindo para uma melhor compreensão da língua portuguesa.

*no original, “inglês”. Por motivos de adequação linguística e para melhor entendimento do leitor, traduziu-se por ‘português’.

texto original: Why Study Classical Languages? , por Harvey Bluedorn.

Traduzido por Isabela Ribeiro – Nossa Herança.

Deixe um comentário