Lidando com as oposições…

Gone in a few sec, painted version

Ah… As famigeradas oposições da educação domiciliar…. Quem já não ouviu algum conhecido – ou mesmo um desconhecido – se opondo a ela?! Parece que basta comentar que a gente leu uma matéria sobre educação que pronto: chove olhar estranho (quando não chove crítica!). Se você, assim como eu, já ouviu e viu oposição às suas práticas ou ideias, sugiro esses conselhos.

É natural

Vamos ser francos: quantos de nós conhecíamos, desde sempre, a educação domiciliar? Quantos de nós estávamos acostumados com isso desde cedo? Poucos. É algo novo aqui no Brasil (o homeschooling em si, evidentemente, já existe quase que desde sempre, mas essa prática não é comum aqui rs). Por isso, muita gente olha com desconfiança. É puro desconhecimento de causa, são poucos os que realmente conhecem, estudam, leem os dados estatísticos e veem as experiências bem sucedidas e rejeitam a prática. Assim sendo, não se espante – na realidade, espere certo nível de oposição.

Seja firme

Quando as críticas chegarem, não se envergonhe, nem se intimide. Você não está fazendo nada imoral ou criminoso; você sabe das suas convicções [e práticas, quando você já está vivenciando o homeschooling]; você não está fazendo parte de um grupo de práticas ocultas e secretas, não: você crê que deve tomar as rédeas da educação dos teus filhos! Portanto, não há o que temer. Tenha certeza do que você e sua família fazem e querem, e permaneçam juntos.

Não brigue

Críticas cansam; olhares estranhos desanimam; gente querendo tomar as decisões da nossa família  aborrecem. Mas não precisamos brigar, iniciar uma guerra, bater boca, insultar. Não! É mais do que necessário manter uma postura respeitosa e aberta ao diálogo.

Desfaça os mitos

Sabe aquelas críticas “não concordo porque as crianças ficam presas em casa” ou “não concordo porque não acho bom”? Pois bem: são baseadas em mitos, não na realidade. Por isso, sempre que possível, desfaça esses mitos, seja conversando rapidamente, seja enviando um texto, ou um vídeo, uma citação, ou mesmo convidando aquela pessoa para passar um dia na tua casa e ver como realmente são as coisas. Não tente convencer ninguém à força, somente mostre…

Mantenha a calma

Manter a calma, manter o foco, manter-se firme. Não se desespere, não crie guerras, não se torne inimigo de ninguém por vontade própria. As pessoas chegam com as pedras nas mãos, precisamos não responder no mesmo nível; para isso, precisamos manter a calma, sempre! – não que isso seja fácil pra todo mundo, mas é necessário.

E você, como enfrenta as oposições?! Compartilhe conosco! Estamos juntos nessa 🙂

15 comentários sobre “Lidando com as oposições…

  1. Pr. Isaias do Rosário disse:

    Obrigado!
    Seu artigo me fez lembrar rapidamente algumas passagens das Escrituras:
    “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1).
    Jesus “quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”(1Pe 2.23).
    “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo” (1Pe 4.12).

    Curtir

  2. .Pati. disse:

    Olá, Isabela!
    Como é bom ver que não estamos sozinhos nessa caminhada que não é fácil (e que não trocaríamos por nada! =)
    Comecei a te seguir e amei seu conteúdo!!! =D Tenho muito a aprender…
    Acabei de criar um blog (para registro e para conhecer mais famílias educadoras e mais conteúdo também =]

    Que o Senhor continue te iluminando!
    Grande abraço!
    Pati [=

    Curtir

Deixe um comentário