Como um homeschooler entra na faculdade?!

unnamed-3

Há um tempo atrás eu escrevi aqui no Nossa Herança um texto falando sobre a possibilidade de quem estuda em casa poder fazer o ENEM e, dessa forma, obter o certificado de conclusão do ensino médio e, consequentemente, entrar em qualquer universidade. Se você não leu o texto, leia ele aqui. No entanto, saiu recentemente uma matéria nos principais jornais sobre a reformulação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de contenção de gastos do Governo. Mas em que isso influencia a vida dos educados em casa?

Bom, as principais mudanças no exame serão:

  1. A prova não será mais para os ‘tenteiros’, ou seja, para quem fazia a prova no segundo ano do ensino médio somente para ver como a prova era e se preparar para o ano seguinte.
  2. Não valerá mais como certificado de conclusão do ensino médio, como já serve há 3 anos. Isso será feito pelo Encceja.
  3. A isenção da taxa será para 3 anos consecutivos. No quarto, o aluno pagará o valor integral na inscrição.

Esse ponto número dois deixou algumas pessoas um pouco receosas sobre a condição dos homeschooolers, que tinham no ENEM uma forma de “comprovação dos estudos” para fazer o vestibular e entrar na faculdade. Entretanto, não precisamos nos desesperar. Como foi anunciado pelo Inep, o certificado de conclusão do ensino médio poderá ser obtido através do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja. Essa prova já existia, mas havia sido substituída pelo ENEM para esse propósito. Mas, tendo em vista que apenas 7% dos 990 mil alunos inscritos para esse fim conseguiu atingir os níveis mínimos para aprovação, o Inep julgou por bem reativar o Encceja.

Sendo assim, o que muda para nós, homeschoolers? Pouca coisa. Ao invés de o jovem obter o certificado de conclusão do ensino médio através do ENEM, ele o fará através do Encceja. Dessa forma, ao invés de fazer somente uma prova, ele fará duas – uma para o certificado, outra para o vestibular, que é o ENEM. Isso não de todo ruim, só o pequeno desconforto de fazer duas provas.

Quanto à maiores detalhes sobre essa prova do Encceja, o Inep ainda não divulgou nenhuma nova informação. Então, não sabemos ainda se será uma prova idêntica ao ENEM ou não. Mas o que importa é: os alunos que forem educados em casa continuarão a ter a oportunidade de ter seus certificados de conclusão do ensino médio para entrarem na universidade e continuarem seus estudos acadêmicos.

Compartilhe essa informação com outras famílias! 😉
Até mais!

obs: para fazer o Encceja não é necessário fazer nenhum tipo de supletivo. Bastará se inscrever na prova.

obs²: o Encceja não foi reativado por causa do número crescente de famílias que educam em casa, mas sim porque o Governo julgou ser mais barato emitir o certificado por esse meio do que pelo ENEM.

Notícia: ENEM não terá mais treineiros e certificação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s