Coisas que um homeschooler deve saber ao começar

challies-titlegraphic-readingclassicstogether_v17a

Se você, assim como eu, deseja começar o homeschooling com seus filhos, precisa se planejar, programar, estudar, pesquisar e se informar… Não, você não precisa de uma graduação em Pedagogia ou Letras, nem de um mestrado ou pós-graduação – fique tranquilo! 😀 . Basta que você entenda o que é a educação domiciliar, como ela difere da escola e comece a se planejar.

Então, se você não começou, ótimo! Poderá aprender com essas dicas. Se você já começou, pode rever algumas coisas, caso necessário – além de contribuir com mais dicas! rs

  1. Existe mais de um jeito de educar em casa

Educação clássica, Charlotte Mason, Unschoolig, Unit Studies …. são tantas as possibilidades para ensinar e aprender. Cada família encontrará para si um jeito que os atenda melhor. Há, inclusive, aquelas que se utilizarão de alguns pontos de vários métodos… um ótimo texto que trata sobre isso é o “Cinco sabores do Homeschooling“, do blog Educação Domiciliar – ensinando no Caminho.

Essa variedade não deve nos assustar, mas nos confortar e ajudar, de forma que temos mais liberdade e independência, sem ficarmos reféns de um estilo só.

      2. Quando você estiver com dúvida, faça leituras em voz alta

Já disse em outro post aqui: se tudo der errado, sente no sofá com as crianças e leia um bom livro! Toda família tem dias ruins, daqueles que parecem que nada vai dar muito certo ou sai do nosso planejamento.

Um bom livro de poesia, ou uma biografia, ou devocional, ou contos infantis, ou de aventura… Sâo inúmeras possiblidades. Então, somente sente descanse e leiam! 😉

      3. O seu aprendizado é tão importante quanto dos seus filhos

Você, como mãe/pai e professor precisará pesquisar bons materiais, bons livros e recursos. Terá que ler, ouvir, e ler mais um pouco. Você não será um doutor em todas as matérias que ensinará a seus filhos, mas é importante você também considerar o seu próprio aprendizado. É essencial investir no seu aprendizado também! E fazendo isso algo agradável, você estará dando o exemplo a seus filhos de como eles devem encarar o processo de aprendizagem.

      4.Vida real é essencial!

Precisamos relembrar uma coisa: homeschooling não é só DENTRO de casa. Muito do que seu filho vai aprender está do lado de fora. Leve-o para parques, pracinhas e museus próximos da sua casa. Conduza-os a investigações e projetos. Deixe-os ver como funcionam as coisas. Ensine-os a calcular o troco, a escolher frutas no mercado e comparar os tamanhos e formas… crianças precisam experimentar a vida real também.

       5. Não tem problema tirar uma folga

É o conselho que sempre ouço de todas as mães rs. Mães não são máquinas, então, se seus filho – ou você mesma! – precisa de uma folguinha, não tem problema. Dê a quem precisa o descanso.

       6. Você não pode fazer isso sozinho

Pode parecer meio óbvio, mas você não pode andar sozinha. Procure amigas e famílias amigas que optaram pelo mesmo estilo de vida que você, procure algum amigo que esteja disposto a ensinar algum ofício ou atividade a seus filhos, busque conselhos…. se for impossível arrumar alguém perto de onde você mora, comece procurando online mesmo! Procurar ajuda, ideias, conselhos, atividades, currículos, projetos de ciências….. o Facebook tem bastante grupo e páginas, há muitos sites – só não se sinta obrigado a acolher tudo que você ler! Filtre, e aplique aquilo que você julga bom para sua família 😉

E você, tem mais conselhos para compartilhar?! 😀

Anúncios

4 comentários sobre “Coisas que um homeschooler deve saber ao começar

  1. mamaeli7 disse:

    É, como estou ansiosa! E tbm um tanto preocupada com as satisfações que temos que dar qdo pergutarem onde nossas filhas estudam…
    Mas ao mesmo tempo estou me sentindo mais “em casa” com tanta mães​ envolvidas!!
    Que Deus continue inspirando a todas!!! As que já fazem e as que assim como eu estão buscando mais e mais pra saber por onde começar! 🙏😍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s