Como fazer tudo? – 5 conselhos

tired

Eu simplesmente não me canso de buscar por dicas de como uma pessoa faz para conseguir lidar com a casa, o cônjuge, as crianças, ela própria e ainda por cima, o homeschooling. Sempre que posso peço conselhos para amigas minhas que já estão nessa situação, procuro em blogs de educação domiciliar, grupos… já vou me preparando para quando meu dia chegar.

Ninguém pode fazer tudo; nem ninguém tem super poderes para esticar o dia em mais 16h para dar conta de fazer tudo. Portanto, nosso maior desafio é administrar corretamente o nosso tempo, nossa agenda e nossas atividades.

Sendo assim, a primeira reflexão que quero trazer para vocês é: você REALMENTE precisa fazer tudo que você faz?! Pense em tudo que você tem para fazer em uma semana… academia, compras no shopping, salão, horas no celular, unha fora de casa, limpar cada milímetro da casa 2 vezes ao dia, guardar 47 pares de sapatos para cada membro da família, passar todas as roupas de cama e roupas íntimas……… será que realmente você precisa se matar para que não haja um ‘pózinho’ pequenininho no cantinho atrás do sofá da sala? Ou será que todas as suas roupas íntimas precisam ser passadas? Será que você consegue dar conta de organizar e manter limpos 47 pares de sapatos – lembre: quanto mais coisas você tem, mais trabalho terá, consequentemente. Será que é extremamente necessário ir ao salão toda sexta feira fazer a unha, tendo em vista o tempo que se gasta entre se arrumar, sair, fazer a unha e voltar? (Não tem nenhum problema nisso, de forma alguma, minha reflexão é a real necessidade desse hábito).

Pense no tempo que você gasta fazendo essas coisas, ou se preparando para fazê-las. Se elas não forem extreeeemamente necessárias, talvez você devesse rever suas atividades e eliminar algumas delas da sua agenda. 😉

Outra coisa que sempre me dizem (e tenho aprendido aqui em casa também!) é: “tenha servas”, como disse a querida Pâmella Arumaa, do blog Sinta-se em nossa casa. ‘Mas que servas são essas, Isabela? Eu não tenho dinheiro para pagar um faxineira ou diarista!’. Então, como a Pâmella disse em seu texto, as servas são os aparelhos eletrônicos que facilitam nossa vida – em muuuito! Você já pensou em ter uma máquina de lavar louças na sua casa? Eu, particularmente, não tenho (ainda), mas estive na casa de uma amiga e vi como ajuda bastante, principalmente se você tem visita em casa, porque ao invés de estarmos lavando louça o dia todo, a máquina fazia isso pela gente e podíamos aproveitar mais o dia fazendo outras atividades.

Já pensou em ter uma panela elétrica de arroz ou feijão? Por mais que não seja difícil fazer nenhuma dessas comidas, o benefício de uma panela elétrica é que você põe tudo lá dentro e espera que a máquina faça tudo sozinha, ficando livre para fazer outras coisas dentro de casa. Tudo sem se preocupar se o feijão queimou ou a água do arroz secou. 😉

Falando em comida, uma outra ajudinha na sua rotina pode ser congelar comida. Se você pode (ou consegue), separe um dia para fazer algum prato em maior quantidade, seja uma carne, ou um acompanhamento. Coloque em saquinhos de congelamento ou refratários que você costume usar e ponha no congelador. Caso você tenha um freezer (olha aí outra serva pra sua família!!), melhor ainda, pois haverá mais espaço ainda para congelar comida.

Por que congelar comida? Sabe aquele dia que TUDO parece dar errado? Sabe o dia que o filho tá passando mal – ou você – e fica quase impossível por o pé na cozinha? Sabe aquele dia que você decidiu passear com os seus filhos, ou esticar a aula ou a leitura um pouco mais? Então, é pra esses dias! Só tirar do congelador/freezer e rapidinho o almoço tá pronto!

Outro conselho que tenho aprendido por observação: DELEGUE funções e tarefas! Mães e pais precisam entender que eles não são empregados dos filhos, que precisam ser servidos como reis. Filhos entraram numa família já existente, com regras, atividades e costumes. A vida não pode girar em torno das crianças, porque o mundo não gira em torno deles (não gira em torno de nenhum de nós, obviamente)!

Então, desde cedo, delegue tarefas a seus filhos. Crianças podem arrumar suas camas, organizar seus brinquedos depois de brincar, lavar uma louça, limpar um banheiro, tirar algum papel do chão, organizar o seu próprio quarto…. e não se engane: seu filho pequeno JÁ PODE te ajudar, sim! Não estou falando de abusar e escravizar seus filhos. O ponto é: há grandes benefícios em um filho participar das responsabilidades da casa junto com os pais, tanto para ele próprio, quanto para você, pai/mãe. Não se sinta obrigada a fazer TUDO sozinha, seus filhos moram ali e precisam aprender a ajudar também! 😉

Veja aqui um exemplo simples disso. Lembrando que cada casa é uma casa, e crianças mais novas podem fazer algumas atividades sugeridas para as mais velhas, e vice versa 🙂

E o último conselho: conheça seus limites. Pode ser que em determinada época, você esteja a todo vapor, fazendo tudo em casa e no homeschool. Mas pode haver épocas em que você esteja a ponto de surtar por não conseguir fazer nem metade do que você planejou. Portanto, não planeje algo impossível de você fazer, muito além da sua capacidade. Temos somente 24h no dia, sendo que umas 6 delas estamos dormindo – ou tentando rs.

Não tente agarrar o mundo, nem queira ser a super mulher maravilha da limpeza e organização. Sua casa tem vida, sua família tem anseios, você também precisa se poupar um pouquinho de vez em quando. Não se culpe quando você escolher a melhor parte: estar com sua família, ao invés de estar loucamente limpando tudo em volta.

Homeschooling não é uma vida de Pinterest ou Instagram, onde tudo é per-fei-ta-men-te bem produzido e colorido Família não é nada disso. Família é experiência conjunta, é vida, é compartilhar as tristezas, alegrias, benefícios e responsabilidades também! 😉

Para mais dicas: 

Como fazer tudo?? – Família, desenho de Deus.

https://www.facebook.com/familiadesenhodedeus/videos/1788781758069292/

O segredo da mulher virtuosa – Sinta-se em nossa casa, João Paulo e Pâmela Arumaa.

https://sintaseemnossacasa.wordpress.com/2016/06/07/o-segredo-da-mulher-virtuosa/

5 ways to manage home and school – Simple Homeschool (em inglês)

http://simplehomeschool.net/manage/

Anúncios

4 comentários sobre “Como fazer tudo? – 5 conselhos

  1. Aline Dexheimer disse:

    Olá! Muito bom seu texto! Muito parecido comigo. Tenho trigêmeos de 14 anos e eles me ajudam muito. Há muito tempo eu não tenho empregada porque não gosto da intromissão na nossa rotina. Quando eles eram pequenos eu tinha porque seria muito complicado com bebês e sozinha, mas à medida que eles foram crescendo as coisas vão modificando. Eles arrumam suas camas, lavam louça, tiram lixo e essas coisas já são grande ajuda. Não faço tudo num dia só, estabeleço dias para fazer isso ou aquilo, mas também não me prendo na rotina criada. Eu adapto meus afazeres todos os dias conforme vamos indo. Com trigêmeos eu aprendi a não antecipar muita coisa e o planejamento de tudo é praticamente impossível. Eu planejo, mas estou sempre pronta para mudar tudo, por isso não me prendo a rotinas pré-estabelecidas. Minha máquina de lavar louça estragou e eu nem sinto falta. Meu micro-ondas estragou e te juro, nem quero outro. Meu ferro de roupas esta com teias de aranha, risos! Há muito tempo não passo roupas! E compramos e usamos roupas que são fáceis. Homeschooling e Home Office ajudam muito neste sentido! 🙂 A única coisa que acho imprescindível é um boa lavadora de roupas. Tenho uma lava-seca que me ajuda demais e não abro mão disso! O resto é um dia de cada vez, Fazer um pouquinho a cada dia é o melhor. Chega sexta-feira e esta tudo limpo e eu não fico tão cansada. Mas se não der para deixar tudo impecável, não me estresso por isso. Sim, conhecer nossos limites é a chave! Um abraço. E vamos seguindo em frente, um dia de cada vez.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s