Segredos de uma mãe homeschooler bem sucedida

alenaozerova

Escrito por Jamie Martin, editora do blog Simple Homeschool e fundadora do Steady Mom. Traduzido por Nossa Herança.

Três semanas atrás, eu tive o privilégio de falar em uma conferência virtual de educação domiciliar – a Heart of the Matter. Meu tema? Segredos de uma mãe homeschooler bem sucedida.

A palestra foi produtiva, e logo depois eu tive a ideia de torná-la em uma série para vocês aqui. Então, nas próximas semanas, dividirei com vocês as dicas que preparam as mães (e pais!) para o sucesso na vida da educação domiciliar.

Ao usar a palavra “segredos”, eu não quero dizer que eles serão, necessariamente, princípios ou ideias avassaladores, os quais vocês nunca ouviu antes falar. Em muitas áreas da vida, as verdades mais profundas são também as mais simples.

Eu chamo de ‘segredos’ porque eles envolvem ideias que eu desejaria ter sabido no começo da minha jornada de homeschooling – ideias que eu tive que adivinhar ou dei de cara, como que por acidente, no meio do caminho. Se eu soubesse desses segredos desde o princípio, creio que teria me ajudado a abordar a educação domiciliar de forma mais tranquila, com menos pressão.

E com o jeito que nós frequentemente sentimos sobre a responsabilidade da educação domiciliar, eu vou optar, sempre que possível, por menos pressão, certo?

O que me leva à primeira verdade que mães homeschoolers bem sucedidas devem entender:

 Ela entende que a educação domiciliar não significa a escola dentro de casa

Muitas mães novatas no homeschooling acreditam, erroneamente, que elas devem replicar uma sala de aula tradicional da escola e sua metodologia com seus filhos. Claro que normalmente não nos sentimos equipadas para fazer isso, então passamos a sentir medo. Eu senti isso alguns anos atrás – inicialmente imaginei ter uma fileira de carteiras, uma bandeira do país e ter que dar aula seis horas por dia.

 Porém, o que os mais experientes nisso descobrem é que o homeschooling é um estilo de vida, não um regime. Aprendizado não tem que ser confinado a um número específico de horas; ele não tem que se prender a barreiras artificiais.

Para que consigamos enxergar dessa forma, devemos pular fora da ‘esteira da educação’. Para a maioria de nós, isso não vem naturalmente porque essa é a forma como nós mesmos fomos educados. A esteira a que me refiro é o fato de as crianças serem todas agrupadas por idade, a maneira como elas agem no processo de aprendizagem é totalmente determinada pelos superiores num determinado horário e, depois de 13 ou 15 anos, elas deixam a ‘fábrica’ com um diploma na mão – um carimbo oficial garantindo que foram educados.

Essa esteira serve a alguns propósitos na sociedade, mas não há absolutamente NENHUMA necessidade de estabelecê-la em nossas casas!  Ainda sim, isso é exatamente o que muitas famílias que educam em casa fazem…

Você já ouviu falar do Sir Ken Robinson?  Ele é um reformador educacional moderno e tem muito a nos dizer sobre o modelo de esteira. Considere a citação de seu livro best-seller “The Element” (O Elemento-chave – Ed. Ediouro)

“O fato é: dados os desafios que nós enfrentamos, a educação não precisa ser reformada – ela precisa ser transformada

A chave para a transformação não é padronizar a educação, mas personalizá-la, construir as realizações a partir da descoberta dos talentos individuais de cada criança, colocar os alunos em ambientes nos quais eles queiram aprender e onde eles naturalmente possam descobrir suas paixões”

(tradução livre)

Criar uma educação individualizada é fácil para nós, homeschoolers – nós temos a oportunidade perfeita, desde que tenhamos a coragem de pular fora da esteira.

O ponto de partida para ser bem sucedido nisso é reconhecer que a educação domiciliar não tem que ser a escola dentro de casa!

Pense sobre isso …. livre-se dos seus medos. E se você sente que deve começar o homeschooling, se prepare e confie que o Senhor vai capacitá-la para tal!

Original aqui

6 comentários sobre “Segredos de uma mãe homeschooler bem sucedida

  1. Path disse:

    Que texto esclarecedor! Eu achava que precisava iniciar o processo de homeschooling urgentemente… agora percebo que já o faço porque adotei como estilo de vida, mesmo não tendo conhecimento sobre as práticas diárias. Quero Aprender muito mais, e seguir esse caminho. É isso que quero para meus filhos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s