Por que eu amo o homeschooling…

 

homeschooling

Caros amigos,

Não é nenhuma novidade que eu amo a educação domiciliar. Também não é de se surpreender que esse movimento esteja crescendo no Brasil. Em poucos anos saímos de menos de 1000 famílias para mais de 4 mil; e os números só tendem a CRESCER! 😀  Isso é muito bom!

Se analisarmos a situação econômica, social e educacional do nosso país, vemos a degradação moral e pedagógica levando nossas crianças ao mais profundo abismo – o padrão de certo e errado está sendo erradicado na sociedade, estamos no meio de uma crise econômica que gerou mais de 11 milhões de desempregos e em nossas escolas há muito foi esquecido o ensino básico, substituído pelo famigerado “senso crítico” (crítico pra quem!? – uma reflexão para nos fazer pensar). Nesse contexto, e por muitas outras insatisfações, muitos brasileiros têm olhado com bons olhos para a educação domiciliar.

Muito me alegra saber que em tão pouco tempo muitas famílias têm se comprometido em tomar para si aquilo que já é seu por direito: a educação de seus filhos. O homeschool é algo realmente lindo, pois coloca a educação de volta no lugar de onde ela não deveria ter saído, coloca a família com o centro e provedora dessa educação, como foi desde sempre e deveria ser até hoje. (Com isso não quero dizer que sou contra a escola, pelo contrário: os pais, como gestores da educação de seus filhos podem escolher COMO educá-los. Sou contra o ser radicalmente contra o homeschooling, sem o mínimo fundamento para isso.)

A educação domiciliar traz tantos benefícios, tantas coisas boas que seus opositores teimam em não enxergar…..

Eu amo o homeschool porque ele dá liberdade aos pais. Liberdade para escolher o que ensinar, quando ensinar, como ensinar, onde ensinar. Aos pais cabe decidir se o filho já está pronto para receber certo conteúdo; a eles cabe a responsabilidade de administrar os conteúdos de acordo com seus valores, sem se sentirem violados; a família escolhe se vai ter aula na sala, cozinha, quarto ou no jardim da esquina……liberdade de escolha. Aqueeeela liberdade que todo mundo luta pra ter, mas não deixa os homeschoolers terem! 😉

Eu amo o homeschool porque ele é acessível. Engana-se profundamente quem pensa que educação domiciliar é coisa de rico. Os pais não são obrigados a gastar rios de dinheiro em matrículas anuais – porque não tem matrícula, nem em uniformes caros -já que até seu pijama pode ser uniforme, nem gastam 1500 reais em mensalidade – porque hs não tem mensalidade. Basta comprar livros. Muitos livros. “Mas, Isabela, livros são caros”. 1) Livro não é caro assim.; 2) Existem sebos físicos E online. (sebo = livro barato); 3) O  que é mais caro: comprar um livro que será usado a vida toda ou comprar 10 livros, um de cada matéria, que não servirão no ano seguinte? Portanto, a educação domiciliar é ajustável a todos os bolsos! Quem tem mais recursos, usará deles, quem não tem tantos, usará do que dispõe. Ambos serão bem sucedidos! Isso é maravilhoso! *ps: quem paga internet, então, não precisa MESMO entrar em desespero. Muito conteúdo, muito livro, muito material disponível. Gratuito ou não.

Eu amo o homeschool porque ele une a família. Tempo juntos, tempo em QUANTIDADE.E qualidade. Não se iluda: qualidade somente não basta! Quantidade e qualidade são primordiais para um relacionamento saudável. (Com isso não quero dizer que crianças que vão para a escola não tem famílias com relacionamentos saudáveis, POR FAVOR). Esse é somente um lembrete aos pais e um incentivo para aqueles que amam suas famílias! O tempo em casa, aprendendo juntos, cantando juntos, cozinhando juntos, brincando juntos se torna inesquecível para as crianças – e para os pais também.

Eu amo o homeschool porque nele as crianças aprendem a se relacionar com adultos de forma saudável. Pense: é bastante desagradável um ambiente com crianças desordeiras, desrespeitosas e que não sabem lidar com um adulto (como se adultos de crianças fossem destinados a viverem em mundos distintos para seeeempre). Se você conhece uma família homeschooler, tenho quase certeza que você nota a diferença. As crianças aprendem, diariamente, a conviver com adultos, de forma a respeitá-los, honrá-los , sabendo que eles têm o que lhes ensinar. Elas continuam sendo crianças, mas aprendem a se portar na presença de adultos, pois estão acostumadas a eles.

Eu amo o homeschool porque ele ensina a verdadeira socialização. Sim, meus caros, socialização verdadeira não é estar em uma sala de 20 crianças iguais a você – mesma idade, bairros e classes sociais semelhantes. Socialização é saber conviver, brincar, conversar e respeitar as pessoas que são mais velhas que você,mais pobres ou ricas que você, saber ouvir o que os idosos têm para ensinar com sua sabedoria, saber se portar na presença de adultos… Do mais novo ao mais velho. Isso é socialização!

Eu amo o homeschool porque nele aprende-se conteúdo relevante. Gente, admitam: nós aprendemos tonelaaadas de coisas inúteis na escola e deixamos de aprender outras toneladas, só porque “não dá tempo”. Pense em quanta coisa você poderia ter aprendido, quantos experimentos você poderia ter feito, quantos passeios você poderia ter feito. Mas não pode, porque estava tracado aprendendo muita coisa inútil! (Lembrando: com isso não estou dizendo que SÓ se aprende coisa inútil na escola).

Eu amo o homeschool porque o aprendizado é eficiente. Novamente, admitam: o quanto você se lembra das coisas que te ensinaram na escola? Eu não me lembro de quase nada de matemática, física e química, por exemplo – a não ser o básico. Isso não é triste? Por que isso acontece? Porque não somos ensinados de maneira atrativa, nem eficiente. Simplesmente nos fazem decorar, sem nos fazer entender depois. No homeschoool cada pai vai escolher a melhor forma de ensinar seu filho as matérias necessárias para a vida, de forma individualizada e no momento certo, de forma a ter o maior aproveitamento possível.

Eu poderia passar mais uns dois dias aqui escrevendo os porquês de eu amar o homeschooling. Mas eu deixo isso com vocês. E você, por que você ama a educação domiciliar?! 😀

 

Anúncios

12 comentários sobre “Por que eu amo o homeschooling…

  1. Maike disse:

    Iniciamos o homeschooling este ano. No final do ano passado fizemos o curso de pré alfabetização do prof Carlos Nadalim e este ano começamos a pôr em prática. Tenho 3 filhos (Gui 3 ano e 10 meses, Beca 2 anos e meio e Lari 1 ano e 1 mes) e a educação domiciliar nos deu tudo o q precisávamos. Eu como mãe de 3 (sempre atendendo alguém) ficava triste por ter pouco tempo de qualidade com eles. E o homeschooling já nos trouxe frutos; meu filho (Gui) já está aprendendo a ler palavrinhaa curtas (oi, ai, ovo, uva, eu, ei..) e não precisamos forçar, mas claro q temos uma rotina, persistência e paciência. Não podemos nos estressar qdo eles não querem fazer os exercícios, pois sabemos q todos temos alguns dias ruins e não produtivos. Mas, com grande alegria digo q esta foi uma das melhores decisões q tomamos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maike disse:

    Eu tenho 3 filhos (Gui 3 anos e 10 meses, Beca 2 anos e meio, Lari 1 ano e 1 mês). No final do ano passado fizemos um curso de pré alfabetização do prof Carlos Nadalim. E este ano iniciamos com o honeschooling. Posso dizer com grande alegria q a educação domiciliar foi uma das nossas melhores escolhas. Por ser mãe de 3 (sempre atendendo alguém) me sentia culpada em ter pouco tempo com eles, e agora temos tempo de qualidade. Momentos preciosos do dia em q conversamos, aprendemos e brincamos…
    A educação domiciliar ja nos trouxe frutos, um deles é q o Gui já está lendo palavras curtas (oi, ai, ovo, uva, eu)…
    Acompanhar de perto a educação deles é mto gratificante, não tem preço😉

    Curtir

  3. Aline Dexheimer disse:

    Olá!
    Iniciamos nosso homeschooling há seis meses. Temos trigêmeos de 14 anos.
    Melhor coisa não há!
    Há pouco tempo comecei a escrever sobre isso.
    Se quiser dar uma olhada. Como criei nosso clube de leitura http://www.alinedexheimer.com/Blog/Post/8/Como-criei-nosso-Clube-de-Leitura-Familiar
    e Como convenci minha família a iniciar Caligrafia http://www.alinedexheimer.com/Blog/Post/11/Como-convenci-a-minha-fam%C3%ADlia-a-praticar-caligrafia
    E estou colocando todos os dias uma personalidade que foi homeschooler! https://www.facebook.com/AlineSilvaDexheimer/

    O que mais gosto é ter meus filhos seguros em casa e a liberdade de aprender e focar nas habilidades de cada um!
    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Aline

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s