Cozinha do coração e da educação | Rachel Oliveira

ovo-corac3a7c3a3o-anile-prakash

Qual o seu cômodo preferido na casa? A sua sala de TV? Seu escritório, onde fica seu computador? Sua biblioteca preciosa?
Já pensou na cozinha?! É, talvez não seja o lugar mais popular entre as mulheres modernas, mas ela é um lugar muito especial. Mas: o que uma cozinha tem a ver com a educação domiciliar? Nesse texto – pra lá de belo e poético – você vai entender.

Um bolinho no final da tarde…hum…que gostosura! Muito mais do que simples alimento, é uma demonstração de cuidado e carinho. Cheiro de bolo assando é um verdadeiro perfume no lar. Ele entra pela casa toda e vai chamando cada um para um momento de abraço coletivo, saboreando algo feito com amor.    E na hora do almoço, quando a fome começa a apertar? Aquele cheirinho de alho e cebola dourando….que delícia!

E todo dia é dia de cozinhar. Coisa chata? Sim, às vezes. Cansativa? Sim, várias vezes. Porém, quando me lembro que cozinhar para a família é uma forma de demonstrar amor, sinto que compensa cada cebola descascada.

Pensando assim, me veio algo à mente. O momento de cozinhar é uma oportunidade e tanta para ensinar! Tem tudo a ver com educação domiciliar, pois sabe-se que ensinar a cozinhar, a conhecer os alimentos, limpar a louça e pôr a mesa fazem parte de um bom “currículo”. Mas não para por aí!

Anos atrás, a cozinha era o principal lugar da casa. E, diga-se de passagem, o lugar mais gostoso de se estar. Lá, a mãe gastava a maior parte do seu tempo cozinhando, amando… E os outros membros da família queriam estar perto. Enquanto se cozinha, também dá para conversar, para aconselhar, dar bronca, jogar papo fora e..dar aulas!!!

Mas nessas cozinhas apertadinhas??? Só cabe um! O principal cômodo da casa foi transferido para a sala e, ao invés de longas conversas à beira do fogão, temos longos silêncios, na frente da televisão.

Contudo, essa não pode ser a realidade dentro de uma família que se dispõe a educar em casa (e em nenhuma outra, acredito eu!). Não posso falar por todos os lares em que se pratica a educação domiciliar mas, naqueles que eu conheço, a mulher dedica-se integralmente aos cuidados da casa, dos filhos, da educação deles e… da comida, que é feita com a ajuda dos pequenos cozinheiros.

A cozinha dos meus sonhos é a cozinha do coração. Grande, com mesa para todos se sentarem, para estudarem os compositores ouvindo o som da colher mexendo na panela, resolverem contas enquanto conto os bifes que vou fritar, decorarem um poema enquanto decoro uma deliciosa salada para nos alimentar.

É uma cozinha na qual as pessoas da minha casa podem chegar e se acomodar para juntos, enquanto cozinho, trocarmos muitas ideias. Ela é do coração porque é de lá que bombeio a vida para todas as outras partes da casa. É lá onde acolho os sentimentos que vêm dos outros membros desse corpo complexo, que é minha família, e os absorvo, como absorvo os cheiros que emergem das panelas.

Minha cozinha é pequena, que pena! Mas com jeitinho cabe todo mundo! Quantas vezes fico deitada no chão dela, contando histórias para meus filhos enquanto o feijão cozinha! Como foi gostoso ver algumas das minhas filhas desenharem as letrinhas dos seus nomes, pela primeira vez, no chão da minha cozinha! Sem falar que, por ser pequena, toda hora a gente se esbarra nos amores da nossa vida e logo o aperto vira pretexto para um beijo, um abraço, um afago. É, eu ainda quero uma cozinha grande, mas como ainda não dá, vou tentando transformar minha pequena cozinha num lugar cheio de amor, paixão e muita educação. Seja qual for o tamanho, sua cozinha pode ser um lugar do coração! Um lugar de transformação!

publicado originalmente em: Educação Domiciliar

Anúncios

4 comentários sobre “Cozinha do coração e da educação | Rachel Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s