Avós de crianças educadas em casa

05071e634e6c81b3fbb7c92b697406d0

Quando pensamos em homeschooling, por muitas vezes ficamos tão absortos no mundo da educação, e das motivações, e da socialização e das muitas dúvidas advindas dessa escolha que esquecemos de uma coisa: nossos pais, os avós das crianças educadas em casa.

Deixe-me explicar… não estou dizendo que os pais precisem do aval dos avós para fazerem homeschooling. Isso é uma decisão que cabe aos pais realmente. No entanto meu ponto é: por que não incluí-los e motivá-los nisso também? Afinal, eles também amam as crianças, querem o bem delas, assim como você, pai. Por que não trazê-los para perto e mostrá-los o mundo da educação domiciliar?

Eu estive na Global Home Education Conference, no Rio de Janeiro. Lá participei de um workshop sobre o poder dos relacionamentos no homeschooling. E uma das mini palestras foi proferida pelo querido casal Heki – Rich e Barb Heki. Eles são fundadores da ONG Grandparents of Homeschoolers (“Avós de crianças educadas em casa” – tradução livre) e me abriram os olhos para esse tema. Naqueles poucos minutos eles nos ensinaram e emocionaram muito. E deixarei com vocês algumas das coisas que foram aprendidas com eles.

O que pode ser feito para que eles participem de forma efetiva do HS?

  1. Tirar fotos e mandar para os avós

Qual avó não fica toda boba com a foto do neto fazendo alguma coisa engraçada? Qual avô não fica todo orgulhoso de ver seu neto aprendendo a jogar um futebol ou alguma outra atividade física? Avós gostam disso, eles gostam de ter fotografias dos netos. Que tal você – pai – tirar umas fotos das crianças enquanto fazem aquele projeto de ciências legal na hora dos estudos? E quem sabe pegar seus filhos de surpresa lendo aquele livro que ele ganhou? Ou então, tirar fotos do pique nique que você fez com eles?

Tire fotos dos momentos importantes e significativos, que compõem a educação domiciliar e mande para seus pais, de modo que eles também se sintam parte desse processo. Aproveite e dê um porta retrato junto, para que eles coloquem no quarto ou na sala deles.

     2. Neto e avô podem aprender algo juntos

Se seu pai ou sua mãe são um pouco mais antenados com tecnologia, uma sugestão é você fazer com que eles aprendam ou empreendam algo juntos. Por exemplo: construir um foguete, aprender a tocar algum instrumento, aprender algum idioma … tem vários tutoriais no YouTube, por exemplo. Não é nada muito elaborado, cheio de dificuldades ou que leve o resto da vida para fazer, mas é algo que marcará a vida de ambos.

Para os mais tradicionais, por que não aprender a costurar? Pregar um botão, fazer uma bainha, assar aquele bolo gostoso no final da tarde, aprender a fazer um croissant gostoso… Todas essas atividades são momentos de aprendizado, estudo e convivência amorosa com os familiares.

     3. Ler para as crianças

Isso é fundamental. Há muitos bons livros no mercado, seja ele físico ou digital. Separe um tempo do dia que você passar com seus netos para ler com eles, mostrar as imagens, as palavras. Conte-os boas estórias, encene-as, se for  caso…

Pais, separem livros que vocês considerem adequados e mandem com as crianças quando elas forem passar um tempo com seus pais. Isso facilitará muuuito a vida deles e a sua também. Fora que não vai ter desculpa para eles não lerem! 😛

Leitura não é chato, não é perda de tempo. Chato é não gerar nas crianças o prazer e o amor pelos livros. Então, leiam juntos. Aproveitem o tempo de forma produtiva e ativa. Será um momento super importante do aprendizado das crianças e você, avô, será agente disso. Olha que coisa boa! 😉

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “Avós de crianças educadas em casa

  1. Julie Maria disse:

    Olá Isabela, cheguei no seu blog hoje, a convite de uma amiga. Somos católicas e temos a mesma missão de educar nossos filhos para a glória de Deus, para o céu! Queremos te convidar para conhecer o site do padre Pulo Ricardo, achamos que irá gostar muito: https://www.youtube.com/watch?v=80JuBmps6Qk

    Um abraço fraterno!

    Meu blog: modaemodestia.com.br
    Logo teremos outro: felicidadefeminina.com.br

    Em Jesus por Maria,
    Julie

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s