12 razões para NÃO fazer Homeschooling

aid1438803-728px-Become-a-Homeschool-Tutor-Step-1

Antes de mais nada, esse não é um texto para te desmotivar e fazer desistir da educação domiciliar… não mesmo! Maaaaas, se você deseja praticar o homeschooling com seus filhos, você já parou para pensar nas suas motivações? Já parou para refletir sobre qual é sua visão sobre isso? Se não, convido você a fazer isso agora, com esses 12 motivos para não fazer o homeschooling, elencados por Kenneth Wiske, sua esposa Tamara e o César Miranda dos Santos – eles escrevem para o blog Educação Domiciliar

Boa leitura!

“Praticamos a educação domiciliar há 19 anos, os últimos 16 deles aqui no Brasil com nosso filho canadense e os nossos 5 filhos brasileiros. Tem sido uma bênção enorme para a nossa família. Gostamos muito do homeschooling, e podemos recomendar esta modalidade de ensino para outros pais que estão preocupados com o péssimo nível do sistema educacional, tanto público quanto particular, e que estão desejosos e preparados para assumir mais responsabilidade e um papel com envolvimento mais direto na educação dos seus filhos. Para nós, o motivo primordial para fazer o homeschooling é que não tivemos uma outra opção viável para cumprir o voto solene que fizemos diante de Deus no dia do batismo dos nossos filhos, de criá-los no temor do Senhor. Não somos “anti-escola” (tanto eu como minha esposa, que é pedagoga, trabalhamos vários anos como professores no ensino fundamental e médio). Conhecemos escolas Cristãs reformadas muito boas, que são ótimos exemplos de um projeto educacional dirigido por uma associação de pais, no ambiente da aliança e da comunhão dos santos.

Existem muitas razões em favor da prática de homeschooling. Especialmente no Brasil onde é muito difícil, se não impossível, abrir uma escola Cristã com mensalidades acessíveis e com um currículo que não sofra as imposições do MEC. Mas também existem muitas razões para NÃO fazer o homeschooling.

Eis uma lista de 12 razões para NÃO fazer o homeschooling:

  1. Se você achar que o homeschooling vai magicamente salvar a alma do seu filho.
  2. Se você achar que o homeschooling é o único jeito “verdadeiramente bíblico e reformado” de educar os seus filhos, e os filhos dos outros.
  3. Se você ainda estiver com dúvidas sobre o assunto mas, mesmo assim, quer ir em frente porque “os outros estão fazendo”.
  4. Se você não estiver disposto e preparado para lidar com uma mudança radical em seu estilo de vida.
  5. Se você estiver fazendo homeschooling apenas para poupar dinheiro.
  6. Se você achar que o homeschooling vai transformar seus filhos em gênios (apesar do DNA deles).
  7. Se você não estiver preparado para escolher seu próprio caminho ao invés de seguir a vida e as prioridades que a sociedade, colegas, vizinhos, família ou quaisquer outras instituições ou pessoas querem lhe impor.
  8. Se o homeschooling for contribuir para separar você ou seus filhos da comunhão dos santos.
  9. Se você achar que, por ser homeschooler, você é um Cristão e um reformado melhor que os outros membros da Igreja.
  10. Se você estiver fazendo homeschool somente porque seu marido (ou sua esposa) quer.
  11. Se você, como esposa, não estiver consciente, preparada e decidida com respeito ao fato que, durante várias décadas da sua vida, você vai ter como sua tarefa principal, tomando quase todo o seu tempo e energia, o projeto de cuidar, criar, educar, e formar seus filhos.
  12. Se você, como marido, sacerdote e cabeça do seu lar, não estiver plenamente seguro e convicto. Não avance na decisão. Gaste tempo estudando, se informando e se preparando. E orando. “Tudo o que não provém de fé é pecado.”

 

texto originalmente publicado em: Educação Domiciliar | 12 razões para não fazer homeschooling

 

Anúncios

2 comentários sobre “12 razões para NÃO fazer Homeschooling

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s