Dica: Museu do Amanhã – RJ

IMG-20160406-WA0044

Como uma futura homeschooler, encaro qualquer passeio como aula e espaço de aprendizagem. Imagino os temas, as possíveis abordagens, o que fazer e não fazer com os materiais e vivências do local.

Um passeio muito interessante que fiz recentemente foi uma visita ao Museu do Amanhã. Ele é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Master. Conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Onde é?

Fica localizado na Praça Mauá, no centro do Rio, pertinho do Museu de Arte do Rio – MAR. É super fácil chegar de transporte público, apesar de que quem vai de metrô anda um pedacinho rs [é só saltar na estação Uruguaiana e andar por mais ou menos 15 minutos até o museu].

Quando ir? 

Fica aberto de terça a domingo, de 10 às 17h. Custa R$10 a inteira e R$5 a meia entrada. E o melhor dia para ir é justamente na terça feira, porque é de graça! 😀 rs. Se você puder evitar de ir no verão do Rio de Janeiro é melhor, o centro da cidade é MUITO quente. O Museu tem ar, mas as ruas não …..

O Museu

Tecnologia, tecnologia, tecnologia! Muuuitas luzes, vídeos, interatividade e painéis coloridos. Para quem gosta, é um mundo. Tudo funcionando direitinho, muitas oportunidades de aprendizado e até diversão. Por que não juntar as duas coisas? 🙂

A proposta do museu não é te dar respostas, mas te fazer perguntas. Isso seria muito legal, se não fosse o fato de que nada é neutro. E nós, como crentes e cabeças pensantes devemos saber disso. Os e discursos foram produzidos, obviamente, sob uma ótica Humanista, Evolucionista, Eco Friendly e Politicamente Correto. Mas nem por isso a experiência deve ser descartada. Muito pelo contrário: a visita ao Museu do Amanhã é uma experiência a  ser vivida e refletida. É uma oportunidade linda de ensinar nossos filhos a refletir criticamente sobre tudo que eles vêem, ouvem e fazem.

Além disso, há muitos temas para serem explorados nas visitas, tais quais: história (antiga e moderna), biologia (fauna, flora), geografia (continentes, clima, marés, ventos), astronomia (esse é bem interessante!), filosofia, teologia, meio ambiente, política …… olha, o que a criatividade dos pais homeschoolers permitir!

Como educação domiciliar não é para ser trancada entre as quatro paredes da sua casinha, aproveite locais como esses para ensinar seus filhos. E de quebra, quem sabe levar aquele amiguinho do seu filho para aquela querida socialização… 😉

Até a próxima!

Mais informações: http://www.museudoamanha.org.br/

Anúncios

2 comentários sobre “Dica: Museu do Amanhã – RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s